top of page
Buscar

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - São Paulo

Atualizado: 21 de out. de 2022

Com um jardim maravilhoso e um café recheado de delícias, a Casa das Rosas ainda oferece cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, sessões de cinema, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro e exposições. Tudo relacionado ao mundo mágico das palavras.



Se você tem curiosidade de saber como era a Avenida Paulista nos anos 1930, o lugar perfeito para fazer um mergulho no passado é a Casa das Rosas. Além de ser uma das únicas mansões remanescentes do período na região (é um lugar lindíssimo!), ela também abriga um museu dedicado à difusão e à democratização da poesia e da literatura. Sem contar que o local rende ótimas fotografias e selfies!

O lugar todo é lindo, o casarão é espetacular. Nos fundos tem um café bem bacana, vale a pena parar pra fazer um lanche e passar um tempinho aí. Por Ricardo Pillati

Um pouco de história sobre a Casa das Rosas:


Como já citado anteriormente pelo Me guia, Paraíso, os limites geográficos do bairro não são exatamente definidos; apesar dos diversos endereços de localização da Casa das Rosas (Paraíso, Bela Vista, Jardim Paulista ou Cerqueira Cesar) entendemos que o Paraíso pertencente ao distrito da Vila Mariana, distrito limítrofe com o início da Avenida Paulista, é onde está localizada a Casa das Rosas, grande ponto turístico e cultural do bairro.

Concluída em 1935, e projetada e executada pelo importante arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. A mansão em estilo clássico francês (um belo exemplo da arquitetura paulistana do século XX), com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar reúnem a cultura colorida e artística, ao mesmo tempo que tranquila, da cidade de São Paulo.

A construção do prédio em questão tinha o objetivo de abrigar uma das filhas de Ramos de Azevedo, Lúcia Ramos de Azevedo e que depois, recebeu os herdeiros da família até 1986.

A construção foi ameaçada de demolição, porém, foi preservada pelo Patrimônio Histórico. Na parte do terreno da Alameda Santos, foi liberada a construção de um moderno edifício comercial enquanto a casa foi restaurada e transformada em espaço cultural pelo Governo do Estado de São Paulo; inaugurado em 1991 – ano do centenário da Avenida Paulista – recebeu o espaço cultural batizado de “Casa das Rosas“, nome escolhido pelo local possuir um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade de São Paulo.


No final de 2004, a Casa das Rosas passou por uma reinauguração, onde recebeu o nome de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e oferece para a população de São Paulo, cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, e diversas outras conexões artísticas que você não pode deixar de experienciar!

 
 
 

Comments


bottom of page