HISTÓRIA
O Paraíso é uma das regiões mais desenvolvidas da capital paulista, dando início à famosa Avenida Paulista e situado entre a Praça Osvaldo Cruz, a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e a Avenida 23 de Maio, localização do polo financeiro paulistano, onde estão as maiores instituições financeiras do Brasil e América Latina.
O clássico bairro Paraíso em seus primórdios era uma grande chácara chamada “Chácara do Sertório” que nasceu nas imediações da atual praça Osvaldo Cruz, no ano de 1860, localizada entre duas estradas que seguiam para Santo Amaro. O proprietário das terras, o vereador João Sertório, resolveu dividi-la em 1880, abrindo com isso diversas ruas onde uma delas recebera o nome "Paraíso", nascido do termo “Largo do Paraíso”, local onde está a praça atualmente.
A grande chácara pertencia a dona Alexandrina de Moraes, os primeiros loteamentos e as posteriores distribuições das ruas do bairro aconteceram a partir de 1886, logo após, em 1897, o bairro do Paraíso foi fundado. No início do século XX, já corria o tradicional bonde pela famosa Paulista, já na Avenida, o Hospital Santa Catarina (então chamado de Sanatório) e o Instituto Pasteur já eram pontos importantes encontrados da região.
Há bastante controvérsias quanto aos limites geográficos do bairro pois, antigamente, se considerava Paraíso as áreas pertencentes hoje a distritos como Liberdade e Bela Vista.
Saiba também sobre a história, localização e mais informações sobre os pontos mais importantes para a construção de identidade do bairro, Acesse aqui!
