top of page
Buscar

Japan House - São Paulo

Atualizado: 21 de out. de 2022

Localizada na principal avenida da cidade, a Avenida Paulista, a Japan House São Paulo foi projetada pelo eminente arquiteto japonês Kengo Kuma e é um perfeito ponto para quem quer ter contato com a cultura asiática.


A construção possui uma fachada feita com hinoki, cipreste japonês, com mais de 70 anos de idade, e painéis em malha coberta com washi, papel japonês artesanal, permitindo aos visitantes observar e sentir o acabamento refinado das técnicas tradicionais japonesas.


Desde a sua inauguração, em abril de 2017, a Japan House São Paulo alcançou em fevereiro de 2020 a marca de 2 milhões de visitantes, e se tornou um dos principais equipamentos culturais da cidade.

Um espaço dedicado a cultura japonesa. Tive a oportunidade de ver uma exposição de joias que estava ocorrendo no piso térreo. Por André Adinolfi

E a Japan House é um excelente lugar para aprender mais sobre a história do país e de um povo que faz parte da diversidade brasileira. A exposição que está sendo exibida no momento, “Bambu – Histórias de um Japão” usa a planta como protagonista para explicar um dos principais mantras que o japonês leva na sua vida.

Conheça mais sobre a história do Japão


Os japoneses acreditam que devem ser como o bambu, pois a planta vai criando as suas raízes com paciência embaixo da terra até estar pronto para nascer. Quando isso acontece, toda aquela força que ele construiu em suas raízes se manifesta e ele cresce rápido e forte.


Em outras palavras, o bambu mostra como o japonês deve se preparar de forma silenciosa para estar pronto para a vida, de estar pronto antes de se mostrar. Como o bambu, você não precisa fazer nada para aparecer, o seu trabalho será apreciado sozinho porque você se preparou com paciência.


Conheça um pedaço do Japão na avenida paulista, uma experiência rica que permite gratuitamente a troca de experiências entre dois povos, no local também existe um café, um restaurante e produtos japoneses para venda como saquês, alimentos diversos e livros Por Fabiano

Novas exposições serão apresentadas de tempos em tempos e em cada uma delas, o Japão será mostrado por um novo ângulo, através de uma nova perspectiva. Certamente terei que ir em todas.

A experiência é multicanal


Pra quem não tem muita paciência em ficar andando por museus e vendo peças artísticas que não dizem muita coisa para você, a Japan House é uma boa experiência cultural.

Primeiro porque muitas das obras ali apresentadas são de fácil entendimento e identificação, como objetos de uso diário dos japoneses.


Em seguida, há uma parte da casa na exposição atual que é chamada A Floresta de Bambu, onde os visitantes podem entender a história do bambu assistindo a um breve filme e ouvindo a música que conta a história de Kaguya Hime, “O Conto da Princesa Kaguya”.

Eu não darei spoiler sobre a história porque quero mesmo que vocês vivam a experiência na Japan House, mas posso dizer que o filme é exibido em uma tela no teto e os espectadores assistem deitados em um tatame, no chão. Sim, você tem que tirar os sapatos; se entregue e vivencie a experiência oriental da Japan House!

 
 
 

Comments


bottom of page